Maria Isabel de Bragança, Infanta de Portugal - Rainha de Espanha.
Dona Maria Isabel de Bragança nasceu em Queluz a 19 de Maio de 1797 e faleceu em Madrid a 26 de Dezembro de 1818. Foi a rainha de Espanha de 1816 até a sua morte, sendo a segunda consorte do rei Fernando VII de Espanha, seu tio materno.
Nascida no Palácio de Queluz, a infanta Maria Isabel Francisca d'Assis Antónia Carlota Joanna Josefa Xavier de Paula Michaela Raphaela Isabel Gonzaga de Bragança e Bourbon era a segunda filha do rei D. João VI de Portugal e de Carlota Joaquina de Bourbon.
O seu matrimónio com Fernando VII, celebrado em pessoa no dia 29 de Setembro de 1816, em Madrid, tinha como objetivo reforçar as relações entre Espanha e Portugal. Por este mesmo motivo, também ocorreu o matrimónio entre o infante Carlos de Bourbon, irmão de Fernando, com a infanta D. Maria Francisca de Assis de Bragança, irmã menor de Maria Isabel.A rainha Maria Isabel destacou-se por sua cultura e afeição pela arte. Foi dela que partiu a iniciativa de reunir obras de arte dos monarcas espanhóis para criar um museu real, o futuro Museu do Prado, inaugurado em 19 de Novembro de 1819, um ano após sua morte.Maria Isabel e Fernando VII tiveram uma filha, Maria Luísa Isabel (21 de Agosto de 1817 — 9 de Janeiro de 1818), e uma filha natimorta (26 de Dezembro de 1818). As complicações do segundo parto provocaram seu falecimento, no Palácio Real de Aranjuez.Seu corpo está sepultado no mosteiro do Escorial, nos arredores da capital espanhola.
Sem comentários:
Enviar um comentário